Influência não é privilégio do ter, mas um hábito de ser

Influência é a base da liderança e liderança não se faz por meio de autoritarismos. Ninguém se torna líder simplesmente por ocupar um cargo elevado ou estar em situação vantajosa sobre a uma maioria. Influência não é algo exclusivo e reservado para poucos. No geral, qualquer pessoa pode exercer sua influência sobre outras pessoas e grupos.

Se você tem dificuldades em influenciar pessoas, observe a si próprio(a), consulte as pessoas de sua base de convívio, elas sempre têm dicas importantes sobre coisas que muitas vezes não percebemos em nós.

Influência é sinônimo de liderança que é sinônimo de cuidar do próximo

Promover o bem estar de todos sem privilegiar minorias em detrimento do próprio interesse; liderar é trabalhar em equipe e mostrar aos colaboradores a importância da participação, cedendo-lhes maior liberdade e poder decisivo sobre suas funções. Ser líder é enxergar as pessoas como pessoas, não como ferramentas jogadas numa caixa velha, prontas para serem usadas sempre que necessário de acordo com seu julgamento. Infelizmente, é comum ver pessoas que se dizem líderes usando pessoas e amando as coisas. Essa forma de tratar as pessoas é a principal causa de ruptura entre grupos e o desprestígio que separa as pessoas e seus líderes.

Respeito gera gratidão

Aprender a lidar com as pessoas é criar alicerces sólidos em seus relacionamentos. Todos somos inseguros em algo e precisamos de alguém em quem confiar. Sem confiança não há cooperação, não existe complementariedade. Jo Owen, em “A arte de influenciar pessoas”, defende que confiança é a “moeda” de influência. Em termos práticos, deve-se mostrar no dia a dia o que a teoria de nossas palavras costuma pregar. Isso nos torna fortes e acaba por libertar-nos dos paradigmas que insistem em sabotar o nível de relacionamento entre o “eu” e “as pessoas”.

Lidere pelo exemplo

Mais que falar, liderar é ter opinião própria e fazer algo condizente. Nenhuma ação, por menor que seja, deve ir contra aquilo que se prega. Observe os grandes líderes da história da humanidade e verá que influência não é privilégio do ter, mas um hábito de ser.

Compartilhe:
Traduzir »